Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

FOLCLORE




Agosto - Mês do Folclore.

Os alunos das 7ª A, C e D participaram da produção de um painel para destacar as figuras mais marcantes do folclore brasileiro, resgatando suas histórias e curiodidades sobre lendas e personagens. Com orientação da profª Luciane, reproduziram a história do folclore através de figuras em EVA, as quais revelaram grandes talentos para a arte, como dos alunos Gabriel - 7ªD, Luciano e Matheus - 7ªA.
 É a nossa cultura renascendo em novos talentos !







É o conjunto de mitos, crenças, histórias populares, lendas, tradições e costumes que são transmitidos de geração em geração, que faz parte da cultura popular. A palavra folclore vem do inglês “folk” = povo e “lore” = conhecimento e significa sabedoria popular. (saiba mais...) O folclore é a expressão cultural mais legítima de um povo.

Pertencem ao Folclore:
A mitologia, as crendices, as lendas, os folguedos, as danças regionais, as canções populares, as histórias populares, os costumes populares, religiosidade popular ou cultos populares, a linguagem típica de uma região, medicina popular, o artesanato etc. 

No mês de Agosto quando se comemora o mês do Folclore os alunos montaram painéis, exposição de parlendas, adivinhas, trava língua  e frases de caminhão e associado as atividades culturais foram associadas brincadeiras com os alunos como o dia do saci pererê (vir trajado com um detalhe vermelho), o dia do boto cor de rosa (vir trajado com um detalhe rosa), dia do curupira (vieram com os sapatos trocados). Muita diversão fez com que a aprendizagem de nossos alunos fosse efetiva e dinâmica. Agradecemos a participação e o empenho dos professores do Ensino Fundamental pelo belo trabalho realizado.

2 comentários: