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sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

APROVADOS NO VESTIBULAR.

A equipe gestora da E.E. VICENTE LUÍS GROSSO  parabeniza os estudantes do terceiro ano de 2010, por terem sido aprovados e classificados em vestibulares de instituições públicas e privadas.    Além dos estudantes, protagonistas desta história, não podemos esquecer-nos de congratular as famílias e a equipe de professores e funcionários, pois cada um tem a sua parcela de responsabilidade nesta conquista.
PARABÉNS E SUCESSO AOS APROVADOS:
Julia Svazati Assine
Faculdade Universidade Metodista São Paulo – Farmácia




quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

REUNIÃO DE PAIS

A direção da E.E Vicente Luís Grosso comunica que no dia 21/02/2011 (2ª feira) haverá reunião de pais e professores, conforme segue:

PERÍODO DA MANHÃ
07h00min Pais do período da manhã
Os alunos entrarão às 09h00min.


PERÍODO DA TARDE
13h00min Pais do período da tarde
Os alunos entrarão às 15h00min.


PERÍODO DA NOITE
19h00min Pais do período da noite
Alunos entrarão às 20h00min.


POR FAVOR NÃO FALTEM!!!


22/02/2011 FERIADO. Não haverá aula.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Por que usar uniforme?

Por que usar uniforme escolar?


Boa parte das escolas opta pelo uso do uniforme escolar para as crianças e adolescentes. É um item prático tanto para os alunos quanto para você, já que as roupas do dia a dia são caras e desgastam com facilidade. Sem contar o fato de que as crianças sempre buscam chamar a atenção de alguma maneira e a escola se torna um desfile de moda ao invés de um local de estudos.É por isso que as escolas estabelecem que os alunos devam se vestir da mesma maneira. Os uniformes escolares começaram a ser usados em 1890 nas escolas que formavam professores e gradativamente começaram a ser adotado em outras escolas até se tornar item essencial em qualquer estabelecimento de ensino tanto público quanto particular.Os uniformes, além de padronizar os alunos ainda trazem as cores, o nome e o símbolo da escola. Tudo de fácil identificação para quando se olhar para a peça de roupa saber de que escola o estudante é.Apesar dos alunos não gostarem muito dessa padronização e às vezes darem um jeito de mudar a vestimenta, o uniforme é importante já que evita que a sala de aula se transforme em um local multicolorido que chame a atenção pelas roupas e não pelo conteúdo. Além disso, usar o uniforme faz com que o aluno desenvolva o sentimento de que pertence e faz parte ativa de um grupo. Isso ajuda a desenvolver a parte social das crianças.Além de tudo isso, o uniforme serve para igualar todas as classes sociais dentro da escola para não haver distinção entre ricos e pobres. Todos estão lá para aprender, independente da classe social, todos são iguais e é isso que as crianças devem aprender.Cada escola faz o modelo e tipo de uniforme que desejar. Umas escolhem saias para as meninas ou calça social para os rapazes. Mas o mais comum ainda é o uso de agasalhos, moletons, malhas, camisetas e tênis.O importante é que você incentive seu filho a usar corretamente o uniforme e tente fazer com que ele compreenda a importância do uso do mesmo!
Estes são os uniformes disponíveis para nossa escola. Escolha o seu.


sábado, 5 de fevereiro de 2011

DICAS PARA TER SUCESSO ESCOLAR!!!

Comece sua preparação para ter sucesso escolar conferindo o horário e trazendo o material escolar de acordo com as aulas.Procure cuidar bem do material e conserve-o com capas. Mas se você precisa se sair melhor na escola, pois acha que suas notas não estão boas, ou mesmo porque está com dificuldades para entender certas matérias, saiba que basta tomar algumas decisões que este fator pode mudar.
Os passos principais que todos os estudantes devem ter em mente é que para se entender uma matéria é preciso prestar atenção nas explicações do professor, não conversar durante as explicações, não deitar na carteira enquanto o professor está no meio de uma explicação, não ouvir música em sala de aula e nem mesmo tomar lanchinhos. É preciso prestar atenção, procurar entender,tirar dúvidas, pois assim as dificuldades desaparecem mais rapidamente. É claro que é preciso estudar um pouco em casa também, porém será um relembrar, e não um aprender!
Outro fator que também pode te ajudar a ir bem na escola, é sempre que chegar em casa, após sair da escola, reler os textos e atividades feitas no dia, pois assim nunca se acumulará matéria. Mesmo que pareça cansativo, vale à pena tomar estas decisões, pois os resultados finais são perceptíveis e agradáveis.

Volta às aulas: é hora de acordar mais cedo

Depois de meses de férias os alunos se preparam para voltar à rotina e retornar às aulas. Reencontrar os amigos e professores pode ser divertido, mas acordar mais cedo é um grande desafio para muitos alunos.
Os estudantes que dormiam e acordavam tarde durante o período de férias enfrentam dificuldades para se readaptar. Afinal de contas, levantar por volta das 6 horas não é tarefa tão fácil assim. No horário de verão a situação fica mais complicada, já que ainda está escuro, dificultando ainda mais o “despertar”.
Mas, além dos filhos, os pais também sofrem nas primeiras semanas de volta às aulas, já que precisam sair mais cedo da cama para preparar o café e deixar as crianças na escola. Isso quer dizer que toda família precisa acertar os ponteiros e ajustar o relógio biológico.
O especialista em distúrbios do sono, Shigueo Yonekura, diz que muitos estudantes, principalmente os que dormem mais tarde, tendem a ficar cansados, irritados e sonolentos no retorno das atividades escolares. “Não será difícil ver estudantes sonolentos nos primeiros dias de aula”, comenta.
O médico do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba alerta os pais para o problema que é a privação do sono na fase da adolescência. Ele fala que a queda no rendimento escolar pode estar associada à falta de sono. “Uma boa noite de sono ajuda no aprendizado”, afirma.
De acordo com Yonekura, os pais devem ficar de olho para que os filhos não permaneçam até tarde na frente da televisão, computador e videogame. “A irregularidade dos horários de deitar e levantar também pode interferir no dia-a-dia”. Dormir mais cedo pode ser uma boa alternativa para evitar sonolência durante as aulas.
A duração do sono noturno varia de acordo com a idade. As crianças dormem em média onze horas e os adolescentes precisam dormir cerca de nove horas para manter um bom nível de atenção durante suas atividades de rotina. Já os adultos necessitam de sete a oito horas de sono.
Shigueo Yonekura é neurologista (matéria publicada na folha de São Pedro)

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

INÍCIO DO ANO LETIVO.

A  equipe da Escola Vicente Luís Grosso está se preparando para o início das aulas.
O grupo gestor e os funcionários estão trabalhando para que todos sejam acolhidos da melhor forma possível.
Esperamos pelo retorno dos alunos, no dia 10(Quinta-feira), para que já possam conhecer suas classes, seus colegas e professores.

A escola foi pintada e preparada com muito carinho. Os professores retornam dia 07/02/2011 e já estão preparando um ano letivo especial.
Bom retorno à todos!!!


Haverá distribuição do kit escolar oferecido pelo governo do estado, composto por cadernos, caneta, lápis, borracha e régua.Cuide bem deste material.




CUIDADOS COM A COLUNA E COM OS MATERIAIS.

Dicas para os pais: - organize o material escolar de seu filho. Coloque as coisas mais pesadas no fundo e junto às costas da criança, ou seja, na parte de trás da mochila.
- disponha os livros e outros materiais de uma maneira que não fiquem soltos lá dentro, provocando movimentos de desequilíbrio.
- olhe o que o seu filho leva para a escola e certifique-se de que é o material necessário para as atividades rotineiras. Nada de supérfluo.
- nas mochilas com rodas é preciso cuidado com a alça do carrinho, que deve estar a uma altura apropriada. As costas da criança devem estar retas ao puxá-la.

Dicas para os filhos: - utilizar sempre as duas tiras das mochilas nos ombros - a posição incorreta pode provocar uma alteração postural chamada escoliose (desvio lateral inadequado da coluna).
- tencionar as tiras para que a mochila fique bem junto ao corpo e aproximadamente a cinco centímetros acima da linha da cintura.
- utilizar todos os compartimentos de modo que os objetos mais pesados fiquem no centro da mochila e mais próximo das costas.
- dobrar os joelhos ao se abaixar. Não se incline dobrando as costas, sobretudo se a mochila estiver muito pesada. Mais Você



O prédio escolar foi organizado e pintado para receber os alunos..





sábado, 8 de janeiro de 2011

Novo secretário da Educação Matéria publicada no jornal o Estado de São Paulo, 6 de janeiro de 2011

Alunos da rede estadual farão exames semestrais

Novo secretário da Educação anuncia reestruturação do ensino fundamental e defende o diálogo com os docentes

O novo secretário da Educação de São Paulo, Herman Voorwald, anunciou ontem, ao tomar posse, a intenção de aplicar avaliações semestrais padronizadas para os alunos da rede. As provas fazem parte de um projeto de reestruturação do ensino fundamental, a entrar em vigor em 2012.
Segundo Voorwald, o resultado dessas provas estará ligado não às reprovações, mas a um sistema de recuperação. "A reorganização do ensino fundamental passa por uma avaliação semestral de aprendizado do conteúdo e uma ação de recuperação imediata", explicou. Atualmente, os alunos da rede fazem uma prova anual do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (Saresp), mas os resultados servem para traçar um retrato da qualidade da rede e não o desempenho individual dos estudantes.
O esquema de recuperação e uma nova duração para os ciclos da progressão continuada ainda precisam ser definidos. O secretário afirmou, porém, que está "abolindo" o termo "progressão continuada" por causa da má impressão que a sociedade tem dela. "A interpretação que se fixou é de que ela (a progressão continuada) é a responsável por não se ter uma educação de qualidade. Mas ela, por si só, não é a responsável, e a reprovação não é a solução."
Desde 1998, a rede estadual adota a progressão continuada, segundo a qual os alunos são promovidos de uma série para outra independentemente das notas. Eles podem ficar retidos somente duas vezes: ao término do 5.º ano e do 9.º ano. Apenas o excesso de faltas leva à reprovação em outros anos.
O secretário também garantiu que todas as possíveis alterações passarão por uma consulta à comunidade escolar. "Não abro mão de que quem está na ponta, que são os professores, manifestem-se. A postura desta gestão é de discutir com a rede", afirmou.
A secretaria deve induzir a participação dos professores por meio de um texto a ser encaminhado a todas as escolas. As propostas dos docentes serão levantadas e organizadas pelas diretorias de ensino. "Participarei de reuniões em cada uma das 91 diretorias de ensino do Estado", disse o secretário.
Aumento. Com a promessa de uma gestão baseada no diálogo, Voorwald convidou os sindicatos da rede para uma série de reuniões, hoje. Mas negou que um possível aumento salarial esteja na pauta dos encontros.
Mas o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou ontem, em declarações à imprensa durante a missa em memória do ex-governador Orestes Quércia (PMDB), que fará um esforço para que os professores tenham aumento real de salários ao longo do mandato, mesmo reconhecendo que ainda não há verba destinada para tal fim.

Resolução SE Nº 74/2010 Dispõe sobre a elaboração do calendário escolar para o ano de 2011, nas escolas da rede estadual de ensino

Dispõe sobre a elaboração do calendário escolar para o ano de 2011, nas escolas da rede estadual de ensino
O Secretário da Educação, no uso de suas atribuições, à vista do que lhe representou a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas e considerando:
- a importância de calendário escolar que assegure às escolas estaduais o cumprimento dos mínimos de dias letivos e horas de aula, exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
- a necessidade de instrumento que preveja e contemple as atividades necessárias a eficácia e eficiência da gestão escolar; o disposto no Decreto Nº 56.052/2010, que dispõe sobre o funcionamento das escolas públicas estaduais nos períodos de recesso escolar,
Resolve:
Art. 1º - As escolas estaduais deverão organizar o calendário, de forma a garantir, na implementação da proposta pedagógica, o mínimo de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar e a carga horária anual de estudos estabelecida para o período diurno e/ou noturno, respeitada a devida correspondência quando adotada a organização semestral.
Art. 2º - Consideram-se como de efetivo trabalho escolar os dias em que, com a presença obrigatória dos alunos e sob orientação dos professores, sejam desenvolvidas atividades regulares de aula e outras programações didático-pedagógicas, que visem à efetiva aprendizagem.
§ 1º - É vedada a realização de eventos ou de atividades não programadas no calendário escolar, em prejuízo das aulas previstas.
§ 2º - Os dias letivos e/ou aulas programadas que deixarem de ocorrer por qualquer motivo deverão ser repostos, conforme a legislação pertinente, ainda que essa reposição venha a se efetivar aos sábados.
Art. 3º - O calendário escolar deverá ser elaborado com a participação dos docentes, ratificado pelo Conselho de Escola e encaminhado à Diretoria de Ensino para a devida homologação.
Parágrafo único - Qualquer alteração no calendário escolar homologado, independentemente do motivo que a determinou, deverá ser submetida à apreciação do Supervisor de Ensino da escola e à nova homologação pelo Dirigente Regional de Ensino.
Art. 4º - na elaboração do calendário para o ano de 2011, a escola deverá observar:
I - o início das atividades escolares:
a) atividades de planejamento, avaliação, revisão e consolidação da proposta pedagógica, a serem realizadas nos dias 8 e 9 de fevereiro;
b) início das aulas em 10 de fevereiro;
c) término dos dias letivos, no mínimo, em 16 de dezembro;
II - a realização de:
a) atividades escolares envolvendo todos os alunos, observados os mínimos de 200 (duzentos) dias letivos e a carga horária dos estudos oferecidos, nos termos das respectivas resoluções;
b) um dia de atividades para reflexão e discussão dos resultados do SARESP/2010, em data a ser definida pela SEE;
c) reuniões do Conselho de Escola e da Associação de Pais e Mestres;
d) reuniões bimestrais de Conselho de Classe/Série e de pais de alunos;
III - férias docentes, no período de 1º a 30 de janeiro;
IV - recesso escolar de 10 (dez) dias no mês de julho.
Parágrafo único - Os dias destinados às atividades relacionadas:
1. na alínea “a” do inciso I deste artigo, deverão ser acrescidos de até dois dias, no segundo semestre letivo, a serem definidos pela escola, para replanejamento;
2. nas alíneas “a”, “b” e “d” do inciso II deste artigo, serão considerados como de efetivo trabalho escolar.
Art. 5º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário, em especial a Resolução SE Nº 01/2010.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

REFLEXÃO PARA PAIS E RESPONSÁVEIS...


O Nó do Afeto
Eloi Zanetti
Era um reunião numa escola.
A diretora incentivava os pais a apoiarem as crianças,
falando da necessidade da presença deles junto aos filhos.
Mesmo sabendo que a maioria dos pais e mães
trabalhava fora, ela tinha convicção da necessidade
de acharem tempo para seus filhos.
Foi então que um pai, com seu jeito simples,
explicou que saía tão cedo de casa,
que seu filho ainda dormia e que,
quando voltava, o pequeno, cansado, já adormecera.
Explicou que não podia deixar de trabalhar tanto assim,
pois estava cada vez mais difícil sustentar a família.
E contou como isso o deixava angustiado,
por praticamente só conviver com o filho
nos fins de semana.
O pai, então, falou como tentava redimir-se,
indo beijar a criança todas as noites,
quando chegava em casa.
Contou que a cada beijo, ele dava um pequeno nó no lençol,
para que seu filho soubesse que ele estivera ali.
Quando acordava, o menino sabia que seu pai o amava
e lá estivera.
E era o nó o meio de se ligarem um ao outro.
Aquela história emocionou a diretora da escola que,
surpresa, verificou ser aquele menino
um dos melhores e mais ajustados alunos da classe.
E a fez refletir sobre as infinitas maneiras que pais e filhos
têm de se comunicarem,
de se fazerem presentes nas vidas uns dos outros.
O pai encontrou sua forma simples, mas eficiente,
de se fazer presente e, o mais importante,
de que seu filho acreditasse na sua presença.
Para que a comunicação se instale,
é preciso que os filhos 'ouçam'
o coração dos pais ou responsáveis,
pois os sentimentos falam mais alto do que as palavras.
É por essa razão que um beijo, um abraço, um carinho,
revestidos de puro afeto,
curam até dor de cabeça, arranhão, ciúme do irmão,
medo do escuro, etc.
Uma criança pode não entender certas palavras,
mas sabe registrar e gravar um gesto de amor,
mesmo que este seja um simples nó.
E você? Tem dado um nó no lençol do seu filho?

domingo, 5 de dezembro de 2010

DICAS PARA OS PAIS

Na educação de nossos filhos todo exagero é negativo. Responda-lhe, não o instrua. Proteja-o, não o cubra. Ajude-o, não o substitua. Abrigue-o, não o esconda. Ame-o, não o idolatre. Acompanhe-o, não o leve. Mostre-lhe o perigo, não o atemorize. Inclua-o, não o isole. Alimente suas esperanças, não as descarte. Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo. Não o mime em demasia, rodeie-o de amor. Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo. Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade. Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja. Não lhe dedique a vida, vivam todos. Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o olha. E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra... Ensina-lhe a viver sem portas." (Eugênia Puebla)

Dia mundial luta contra a AIDS

Clipping Educacional – Dr Google
Desde 1987 o Dia Mundial de Luta contra a AIDS é celebrado em todo o mundo no dia 01 de dezembro.
No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde.
O dia foi instituído como forma de despertar a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover análises da sociedade e órgãos públicos sobre a doença.
“O Combate ao Preconceito e ao Estigma”Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU.
A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.
O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/AIDS são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da AIDS e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da AIDS no País.
O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à AIDS. O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.

O que é AIDS?Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunísticas e câncer.

Transmissão:- o vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;
- relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;
- compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;
- transfusão de sangue contaminado;
- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;
- da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Tratamento:Atualmente a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. (Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV).

Fique sabendo:A AIDS não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega AIDS dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.

Fontes: Programa Nacional de DST e AIDS do Ministério da Saúde. Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal
Fonte: http://doutorgoogle.blogspot.com/


Cursos gratuítos de inglês, espanhol e francês. Faça sua inscrição.

CENTRO DE ESTUDO DE LÍNGUAS “BARÃO DO RIO BRANCO”
INSCRIÇÕES PARA O 1º SEMESTRE DE 2011 DOS CURSOS GRATUÍTOS
DE INGLÊS, ESPANHOL E FRANCÊS
Da inscrição:
Local: Escola Estadual “Barão do Rio Branco” - Rua Ipiranga esquina com Rua Governador Pedro de Toledo – Centro – Tel. (19) 3432-3350
Período: de 16/11/2010 até 10/12/2010
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Documentos necessários: original e cópia da Certidão de Nascimento, do RG (civil ou escolar), declaração de matrícula da escola estadual que freqüenta e boletim de notas de 2010 (para classificação).
A inscrição e a matrícula serão efetuadas pelo seu responsável ou por ele próprio, quando maior de dezoito anos, mediante requerimento preenchido no local de inscrição.
Dos cursos:
Local de funcionamento: Escola Estadual “Barão do Rio Branco”
Duração: 3 anos (Espanhol e Francês) e 1 ano (Inglês)
Carga horária: 4 horas aulas semanais (Espanhol e Francês) e 3 aulas semanais (Inglês)
Horário de funcionamento:
a)       Tarde e noite de segunda a sexta-feira
b)       Manhã e tarde, aos sábados
Público Alvo:
Alunos regulamente matriculados no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos, da rede Estadual de Ensino, ou ainda do Ensino Médio do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
·                     Inglês: alunos do Ensino Médio;
·                     Espanhol e Francês: aluno a partir da 6ª série ou 7º ano do Ensino Fundamental até a 1ª série do Ensino Médio;
Outras informações pelos telefones: (19) 3437-3363 ou pelo site http://201.0.70.47

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Trocas que melhoram sua saúde.

1 Pão francês por integral -  Eis uma forma de começar o dia protegendo as artérias. A massa integral presenteia o organismo com boas doses de fibras. Esse ingrediente serve de alimento a bactérias aliadas que moram no intestino. Bem nutridas, algumas delas fabricam mais propionato, uma substância que tem tudo a ver com os níveis de gordura na circulação. “Ao chegar ao fígado, ela diminui a produção de colesterol”, explica a gastroenterologista Jacqueline Alvarez-Leite, da Universidade Federal de Minas Gerais. Com isso, cai também a quantidade dessa partícula no sangue.

2 Leite integral por desnatado - Esse esquema garante a entrada do cálcio, tão caro aos ossos, sem um bando de penetras gordurosos. A bebida desnatada tem o mesmo teor do mineral, com a vantagem de ostentar menos ácidos graxos saturados. O excesso desse tipo de gordura eleva os níveis de LDL, a fração ruim do colesterol. “Isso porque reduz o número de receptores que captam LDL nas células”, ensina a nutricionista Ana Maria Pita Lottenberg, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Se esse mecanismo não funciona direito, o colesterol vaga no sangue, pronto para se depositar na parede das artérias.

3 Óleo de soja e outros por azeite - O ganho dessa troca vem da combinação entre gorduras benéficas e antioxidantes que povoam o óleo de oliva. Uma de suas vantagens é fornecer doses generosas de ácidos graxos monoinsaturados. “Eles não aumentam os níveis de LDL e ainda ajudam a erguer um pouco as taxas de HDL, o colesterol bom”, afirma o cardiologista Raul Dias dos Santos, do Instituto do Coração de São Paulo. “Além disso, os compostos fenólicos do azeite evitam a oxidação do colesterol, fenômeno que propicia a formação das placas”, completa Jorge Mancini, diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

4 Pizza de mussarela pelas de vegetais - A ideia pode não agradar aos fãs mais puristas das pizzarias, mas presta um enorme serviço aos vasos sanguíneos. Deixar camadas e mais camadas de queijo de lado de vez em quando significa podar gordura saturada do cardápio. Como você viu, ela protagoniza o disparo do LDL, o tipo perigoso do colesterol. Substituir a mussarela ou a quatro queijos pelas redondas cobertas de vegetais é uma saída para degustar pizzas sem receio. Opções não faltam — vale pizza de escarola, de rúcula, de brócolis e até de abobrinha. E elas oferecem um bônus: pitadas de fibras e antioxidantes.

5 Salgadinhos por castanhas - Essa troca é destinada àquele momento em que pinta a fome no meio do dia. Solução fácil, mas nada saudável, seria recorrer aos salgadinhos ou biscoitos recheados, petiscos que costumam contar com gordura trans em sua receita. “Ela não só faz aumentar o LDL como ainda contribui para derrubar o HDL”, alerta Ana Maria Lottenberg. Para escapar da malfeitora, aposte nas castanhas e nas nozes — legítimos depósitos da gordura monoinsaturada, que faz exatamente o trabalho oposto. “As oleaginosas ainda são fontes de antioxidantes”, lembra Jorge Mancini.

6 Cereais açucarados por aveia - A aveia tem fama de ser um dos cereais mais nutritivos do planeta. Por isso merece um espaço logo no café da manhã — seja na forma de flocos, seja no mingau. Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina comprova, mais uma vez, sua capacidade de cortar a gordura que sobra no sangue. “A aveia é rica em betaglucanas, fibras fermentadas no intestino e capazes de regular a síntese de colesterol”, explica a autora, Alicia de Francisco, que também é coordenadora para a América Latina da Associação Americana de Químicos de Cereais. “Observamos que elas ainda aumentam o HDL.”

7 Bauru por peito de peru e queijo branco - Calma, não pretendemos condenar ao ostracismo um lanche tão tradicional como o bauru. O problema é que ele deixa a desejar se as taxas de colesterol já rumam aos céus. Basta averiguar seus ingredientes: queijo prato e presunto, redutos de gordura saturada e colesterol. Que tal substituí-lo por um sanduba de peito de peru e queijo branco, que é mais esbelto do que seu congênere? Experimente. Só é preciso ficar atento ao tamanho do lanche. Ora, uma gigantesca baguete recheada pode fornecer mais calorias e gorduras do que um bauru de porte modesto.

8 Camarão por peixe - Convenhamos: frutos do mar não são tão frequentes no prato do brasileiro. Mas vale ficar atento durante aquela viagem à praia para não se abarrotar de camarões. Eles encabeçam o ranking marinho de colesterol — são 152 miligramas da gordura em uma porção de 100 gramas. Ou seja, quase o triplo do que é oferecido pela mesma quantidade de um peixe gordo como o salmão. Esse pescado se sai melhor também por outro motivo: ele é carregado de ômega-3. E uma nova pesquisa da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, revela: o ômega diminui a captação de LDL pela parede das artérias, prevenindo as placas.

9 Picanha por lombo - O porco não é mais gordo que o boi nem o boi é mais gordo que o porco. Tudo é uma questão de corte. Há peças bovinas com menos gordura saturada, caso da alcatra e do filé mignon, e há aquelas parrudas, como a picanha e o cupim. O mesmo raciocínio se aplica à carne suína: o lombo é mais magro que o pernil. Mas saiba que há medidas para retalhar o possível malefício de qualquer corte rechonchudo. “Limpe a peça antes de cozinhá-la, retirando toda gordura aparente”, ensina Ana Maria. Até porque, apesar de a gente não ver, altas doses do nutriente já estão emaranhadas na carne.

10 Manteiga por margarina - Elas mantêm uma rivalidade histórica e ainda suscitam debates entre os experts. No duelo em prol de artérias saudáveis, porém, a margarina leva certa vantagem, porque não conta com a famigerada gordura de origem animal e o colesterol. Nos últimos anos, a indústria tem acrescentado componentes à sua fórmula para torná-la mais benéfica. Entre eles, destaque para os fitosteróis, que facilitam a expulsão do colesterol pelas fezes. “Os produtos enriquecidos com essa substância são indicados a quem já tem colesterol alto”, avisa Ana Maria.

11 Quindim por compota de frutas - Os doces costumam ser condenados por carregarem açúcar demais. Quando a discussão envolve colesterol, porém, o açúcar pesa menos do que outro ingrediente comum em quindins, brigadeiros e bolos: a gordura. A manteiga, o creme de leite e outros ingredientes gordurosos que dão consistência aos quitutes levam consigo ácidos graxos saturados, que alavancam as taxas de LDL. Não à toa, os especialistas aconselham trocar esse tipo de sobremesa por opções que, sem perder o sabor adocicado, são desengorduradas. O melhor exemplo são as compotas de frutas. Só não vale, é claro, abusar

12 Suco de laranja pelo de uva - Essa é para matar a sede e resguardar o peito. É na casca da uva que está um parceiro do coração, o resveratrol. “Ele atua na redução do colesterol e tem efeito antioxidante”, diz a bioquímica Tânia Toledo de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Ao impedir que as partículas de LDL se oxidem, a substância evita indiretamente que elas grudem na parede do vaso. Ao contrário do que muita gente pensa, o resveratrol não é exclusivo do vinho. O suco de uva natural e feito na hora (com casca, por favor!) também o disponibiliza ao organismo.

13 Chá de ervas por chá-mate - Não é campanha contra a receita da avó, mas as infusões à base de camomila e afins perdem feio para o mate se o assunto é colesterol. Que o digam cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina, que avaliaram as propriedades dessa erva típica do sul do país. “Notamos uma queda de 8,5% nos níveis de LDL em voluntários com taxas normais e uma redução extra de 13,5% em pessoas que tomavam remédios para abaixar o colesterol”, conta o farmacêutico Edson Luiz da Silva, que liderou a pesquisa. A proeza vem das saponinas, moléculas presentes no mate. “Elas diminuem a absorção do colesterol no intestino, favorecendo sua excreção pelas fezes”, explica.

14 Cebola branca por cebola roxa - Essa troca pode ser estendida à alface e ao repolho: prefira sempre o roxo. As hortaliças com essa cor abrigam um pigmento que aplaca o colesterol, a antocianina. “Experimentos feitos em animais no nosso laboratório mostraram que ela reduz consideravelmente a concentração da gordura no sangue”, conta a professora Tânia Toledo de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa. “A substância inibe uma enzima que participa da síntese de colesterol no fígado, além de aumentar sua eliminação do organismo.” Morangos e cerejas, saiba, também são reservas de antocianinas.

15 Molho branco pelo de tomate - O macarrão é o mais inocente por aqui. Quem incentiva ou não a escalada do colesterol é o molho — sempre. O branco é bem gordo. Em 2 colheres de sopa encontramos 4,5 gramas de gordura. Como o preparo exige creme de leite e queijo, o prato fica cheio de ácidos graxos saturados. Uma bela macarronada ao sugo não guarda esse perigo. Nas mesmas 2 colheres de sopa, há somente 0,1 grama de gordura. “Apenas procure usar o molho de tomate feito em casa e evitar a manteiga no momento de refogá-lo”, orienta a nutricionista Ana Maria Lottenberg. E, se possível, opte pela massa integral.

16 Chocolate ao leite pelo amargo - O doce de cacau se notabilizou como um amigo do sistema circulatório. Mas não é todo chocolate que, de fato, prova sua amizade às nossas artérias. O tipo que merece respeito é o amargo. “Ele possui menos gorduras saturadas que o branco e a versão ao leite”, afirma a nutricionista Vanderlí Marchiori, colaboradora da Associação Paulista de Nutrição. “Sem falar que fornece catequinas, substâncias que ajudam a sequestrar o LDL e impedir sua oxidação”, diz. Mas fique atento ao rótulo: amargo de verdade tem mais de 60% de cacau em sua composição

17 Sal por ervas e alho - Está em suas mãos uma maneira de preservar os vasos sem deixar a comida ficar insossa: em vez de exagerar no sal, ingrediente que patrocina a hipertensão, use a imaginação e as ervas aromáticas, além de alho. “Ele tem compostos capazes de controlar o colesterol”, exemplifica Vanderlí. E ervas como o orégano e o alecrim merecem ser convidadas à cozinha por causa do seu poder de fogo contra a oxidação, um fenômeno que, você já sabe, não poupa o LDL, tornando-o ainda mais danoso para as artérias. Mas essa ação pode minguar quando os ingredientes são expostos a temperaturas elevadas. Procure acrescentá-los nos minutos finais do cozimento.

18 Frango com pele pelo frango sem pele - Muita gente pensa que basta despir uma coxa de frango assada no prato para se livrar de um boom de colesterol. Ledo engano. “Retirar a pele é, sim, fundamental, mas isso deve ser feito antes de levar a carne ao fogo”, esclarece a nutricionista Cláudia Marcílio, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo. “Quando submetidos ao calor, a gordura saturada e o colesterol da pele conseguem se dissolver e penetrar na carne”, justifica Ana Maria. Aí, será tarde…

19 Queijo pelo tofu - A intenção não é jogar mais pedras sobre o parmesão, o provolone e até o minas, mas abrir espaço ao tofu, que é feito de soja. Ele é uma preciosidade porque concentra o que o grão tem de melhor: proteínas e isoflavonas. “A proteína da soja aumenta a atividade de receptores que colocam o LDL para dentro das células e inibe a principal enzima responsável pela produção de colesterol”, explica a nutricionista Nágila Damasceno, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. E as isoflavonas não só potencializam a queda do LDL como evitam sua oxidação.

20 Pipoca de micro-ondas pela de panela - Faz toda a diferença investir um tempo a mais para estourar o milho no fogão. “É uma forma de controlar a quantidade de gordura no preparo, porque no produto de micro-ondas ela já é fixa”, argumenta a doutora em ciência dos alimentos Maria Cristina Dias Paes, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais. A versão que ganha na praticidade perde pontos porque carrega ácidos graxos saturados e trans. “Na panela, dá para usar um óleo mais saudável, como o de canola”, diz Cristina. Daí, você aproveita as fibras do milho, deixando seu colesterol em paz.
http://saude.abril.com.br/edicoes/0312/nutricao/vinte-trocas-inteligentes/passo20.shtml

como acondicionar lixo de forma ecologicamente correta

Lixo no jornal! (excelente idéia) para preservação do meio ambiente


Saquinho de jornal 
Onde você põe o seu lixo?

A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" de sacolinhas plásticas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas  “Sacos de lixo Biodegradáveis” que são feitos com materiais orgânicos e de fibras vegetais levam bem menos tempo para se degradarem no solo assim causando menos impacto na Natureza.
Além disso será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo?
Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório).
Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção.
No caso dos lixinhos da pia e do banheiro o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer.
Leva 20 segundos. A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. Veja:
Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.




Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.



Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.



Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.




Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:




Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.




Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.





 Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:



Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!



É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!




 Que tal?




Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!


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sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Projeto “ARTISTAS E ARTEIROS”

Projeto “ARTISTAS E ARTEIROS”

Profa. Nilceia Pavanini Parra

Tema: Conhecendo os artistas.
Série a que se destina: Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Duração: Um bimestre.
Justificativa: Descobrir os nossos novos talentos! A ação principal da proposta foi desenvolver atividades apresentadas pela Proposta Curricular do ESP na disciplina de Arte e suas linguagens. O caráter lúdico e artístico, misturado à visão e à técnica utilizada pelo artista e pelo aluno, permitindo o desenvolvimento de habilidades referentes à leitura e reinterpretação das obras.
Objetivos: O objetivo principal é acentuar, cada vez mais, o gosto dos alunos pela arte, fazendo com que cada aluno aprenda a fazer um levantamento de forma cultural sobre o artista e suas obras; criar hábitos e valores dominando a linguagem de um artista para utilizá-la em proveito da expressão, reconstruindo os passos do pintor, imaginar outras figuras e registrando em papel as impressões causadas pela obra. Foi feito também um trabalho interdisciplinar com a professora de Português na releitura de poemas e ilustração dos mesmos.

Conteúdos trabalhados: Leitura de imagens e reinterpretações. Técnicas de pintura. Além do artista da classe, foram trabalhados também outros temas, tais como: Preservação do Meio Ambiente, Dia da Consciência Negra, Energia Elétrica, Os Cinco sentidos através de pequenos jardins japoneses e intervenções diversas, Maquetes da escola, Independência do Brasil, Reciclagem, Charges e Caricaturas, Grafites e Histórias em Quadrinhos.

Estratégias/procedimentos:
Os alunos deveriam pesquisar a vida e obras do artista selecionado para a classe, tendo a liberdade de escolher qual obra gostaria de reproduzir. Também deveriam utilizar um suporte e técnica diferenciados. Procuraram informações a respeito do tema escolhido em diferentes fontes: jornais, livros, revistas, Internet, filmes, etc.
As releituras tornam-se necessárias para que os alunos possam exercitar as diferentes fases da produção da obra, manipulando os materiais e produzindo suas obras.
Dentre as técnicas de pintura utilizadas foi sugerido também o uso de colagens e uso de texturas com diversos materiais

Material necessário:
O material a ser utilizado ficou a critério do aluno.

Observação:
Em nenhum momento foi exigido dos alunos a CÓPIA e sim que cada um transformasse aquela obra em uma obra de sua autoria (esta poderia ter alguns detalhes da obra original).

Observou-se uma mudança comportamental de alguns alunos que antes eram indiferentes na sala de aula e após o início do projeto, percebeu-se um interesse pela disciplina. A surpresa foi maior ao ver os resultados obtidos. Alguns alunos se empolgaram tanto que desandaram a criar sem parar. Foi gratificante ver os frutos colhidos durante a exposição dos trabalhos na escola. Para o ano que vem a proposta será a ampliação do projeto com intervenções, instalações, teatro, música e grupos de dança e integração com outras disciplinas.