Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Projeto “ARTISTAS E ARTEIROS”

Projeto “ARTISTAS E ARTEIROS”

Profa. Nilceia Pavanini Parra

Tema: Conhecendo os artistas.
Série a que se destina: Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Duração: Um bimestre.
Justificativa: Descobrir os nossos novos talentos! A ação principal da proposta foi desenvolver atividades apresentadas pela Proposta Curricular do ESP na disciplina de Arte e suas linguagens. O caráter lúdico e artístico, misturado à visão e à técnica utilizada pelo artista e pelo aluno, permitindo o desenvolvimento de habilidades referentes à leitura e reinterpretação das obras.
Objetivos: O objetivo principal é acentuar, cada vez mais, o gosto dos alunos pela arte, fazendo com que cada aluno aprenda a fazer um levantamento de forma cultural sobre o artista e suas obras; criar hábitos e valores dominando a linguagem de um artista para utilizá-la em proveito da expressão, reconstruindo os passos do pintor, imaginar outras figuras e registrando em papel as impressões causadas pela obra. Foi feito também um trabalho interdisciplinar com a professora de Português na releitura de poemas e ilustração dos mesmos.

Conteúdos trabalhados: Leitura de imagens e reinterpretações. Técnicas de pintura. Além do artista da classe, foram trabalhados também outros temas, tais como: Preservação do Meio Ambiente, Dia da Consciência Negra, Energia Elétrica, Os Cinco sentidos através de pequenos jardins japoneses e intervenções diversas, Maquetes da escola, Independência do Brasil, Reciclagem, Charges e Caricaturas, Grafites e Histórias em Quadrinhos.

Estratégias/procedimentos:
Os alunos deveriam pesquisar a vida e obras do artista selecionado para a classe, tendo a liberdade de escolher qual obra gostaria de reproduzir. Também deveriam utilizar um suporte e técnica diferenciados. Procuraram informações a respeito do tema escolhido em diferentes fontes: jornais, livros, revistas, Internet, filmes, etc.
As releituras tornam-se necessárias para que os alunos possam exercitar as diferentes fases da produção da obra, manipulando os materiais e produzindo suas obras.
Dentre as técnicas de pintura utilizadas foi sugerido também o uso de colagens e uso de texturas com diversos materiais

Material necessário:
O material a ser utilizado ficou a critério do aluno.

Observação:
Em nenhum momento foi exigido dos alunos a CÓPIA e sim que cada um transformasse aquela obra em uma obra de sua autoria (esta poderia ter alguns detalhes da obra original).

Observou-se uma mudança comportamental de alguns alunos que antes eram indiferentes na sala de aula e após o início do projeto, percebeu-se um interesse pela disciplina. A surpresa foi maior ao ver os resultados obtidos. Alguns alunos se empolgaram tanto que desandaram a criar sem parar. Foi gratificante ver os frutos colhidos durante a exposição dos trabalhos na escola. Para o ano que vem a proposta será a ampliação do projeto com intervenções, instalações, teatro, música e grupos de dança e integração com outras disciplinas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário