Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Guia de posturas nas redes sociais e delitos.


Guia de postura nas redes sociais

Assim como em qualquer situação de convívio social, nas redes sociais também existem maneiras de se comportar. É importante que você saiba quais são elas e como orientar os alunos a navegar tranquilamente.

Agora, você verá um vídeo que propõe sugestões sobre o assunto e que pode ser utilizado para trabalhar com os alunos nas escolas:


Esse vídeo pode ser utilizado para alertar os alunos sobre os cuidados com o que se publica nas redes sociais como, por exemplo, o fato que atualmente muitas empresas consultam as redes sociais dos candidatos às vagas para verificar o perfil da pessoa.
Ao contrário do bullying, o cyberbullying pode ser rapidamente disseminado entre as pessoas que estão conectadas à Internet, de modo que, uma vez que uma informação é colocada na rede mundial, é praticamente impossível a retirar.


Pesquisas direcionadas

  • A orientação sobre a busca por materiais confiáveis é muito importante. Conhecer e socializar dicas aos alunos de sites que contenham conteúdos confiáveis para utilizar é muito interessante. Uma das ferramentas que pode ser indicada aos alunos é o Google Acadêmico, um site que realiza buscas em artigos e trabalhos científicos, sempre citando a fonte e a bibliografia. Ele pode ser acessado aqui . 


Muitas vezes, o aluno copia e cola conteúdos por não ter conhecimento de como realizar suas pesquisas, por isso, é importante orientá-los, salientando que eles podem, sim, utilizar textos de outros autores, desde que citem a sua fonte. Isso é muito sério, pois, a cópia pode caracterizar plágio. 

Sugerimos um vídeo que pode ser utilizado para demonstrar o plágio e também o problema com pirataria na Internet.


Cyberbullying

Trata-se da agressão moral (xingamentos, humilhação e ofensas), utilizando-se das tecnologias de informação e comunicação, podendo ocorrer através de e-mails, mensagem instantânea, blogs ou perfis falsos, em comunidades ou sites de relacionamento. O bullying é uma prática que, a cada dia, torna-se cada vez mais frequente, não só entre os jovens, mas nas diversas faixas etárias.

Ao contrário do bullying, o cyberbullying pode ser rapidamente disseminado entre as pessoas que estão conectadas à Internet, de modo que, uma vez que uma informação é colocada na rede mundial, é praticamente impossível a retirar.


Delitos mais comuns

Seguem, abaixo, alguns dos delitos mais comuns e suas respectivas penas.

AÇÃO
CARACTERÍSTICA
ARTIGO
PENA
Enviar e-mail para a pessoa dizendo sobre características dela (ex. - gorda, feia, vaca...)
Injúria
140 do Código Penal.
detenção de 1 ano a 6 meses ou multa
Enviar um e-mail para terceiros com informação considerada confidencial
Divulgação de segredo
153 do Código Penal.
detenção de 1 a 6 meses ou multa
Enviar um vírus que prejudique o funcionamento normal do equipamento ou conteúdos
Dano
163 do Código Penal.
detenção de 1 a 6 meses ou multa
Inserir dados falsos em sistema da administração pública
Adulterar dados em sistema
313-A do Código Penal.
reclusão de 2 a 12 anos e multa
Usar cópia de software sem ter a licença para tanto
Crimes contra software, "pirataria"
12 da Lei 9.609/98
detenção de 6 meses a 2 anos ou multa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário