Dia da Poesia
Dia
14 de março é um dia especial que não poderia deixar de ser lembrado, pois
alguém sem olhar poético é incapaz de viver a vida plenamente, e é por esse
motivo que as professoras coordenadoras da sala de leitura em conjunto com os
professores de Língua Portuguesa e alunos dos 6º aos 9º anos se uniram para
realizar um momento voltado para a formação literária, onde os alunos puderam
expressar sentimentos e emoções ao criar suas próprias poesias.
Com
este objetivo reuniram-se todos no pátio da escola onde foram declamadas
poesias de autores consagrados na literatura brasileira e poesias criadas pelos
alunos.
Neste
evento contamos com o interesse criativo e participativo dos alunos.
Oficina “Leitura de Livros de Imagens” começou a acontecer quando as professoras Scheila – PCP Ensino Fundamental e Silvana – PC Sala de Leitura conversaram sobre a importância de um efetivo trabalho focado no gosto pela leitura dos alunos. Após discussão com o conjunto dos professores a oficina teve início no dia 20/02/2013, O livro de imagem é fascinante. Ele permite o leitor utilizar sua visão e percepção para criar uma história que é individual, mas em uma roda de leitura se torna uma (e ao mesmo tempo múltipla), permitindo momentos de bate papo, troca de experiências, afloramento de hipóteses e demonstrações de conhecimentos tendo sempre como pano de fundo o uso da imaginação. A ilustração e o projeto gráfico possuem um papel importante nesse processo. A criança que tem a oportunidade de fazer a leitura de um livro de imagem o faz com maestria. Muitas vezes as próprias crianças apontam pontos existentes na história que o mediador não havia percebido. Detalhes muitas vezes pequenos para um adulto, mas não aos olhos delas, pois irão desencadear o ponto de partida para o reconto das imagens. O mediador nesse processo é um mero integrante da roda de leitura, procurando estar atento à diferença conceitual entre “intervir” e “interferir”. O adulto deve intervir o mínimo possível, e quando o fizer que seja de forma a contribuir com a construção da criança. Interferir nunca. Nesta oficina os alunos não só adquirem o gosto pela leitura como também aprendem a recontar histórias e a desenvolver a habilidade de escrita.
ATIVIDADES - SALA DE LEITURA
Nenhum comentário:
Postar um comentário