Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de abril de 2013

SALA DE LEITURA DIVERSAS ATIVIDADES.


Dia da Poesia
                        Dia 14 de março é um dia especial que não poderia deixar de ser lembrado, pois alguém sem olhar poético é incapaz de viver a vida plenamente, e é por esse motivo que as professoras coordenadoras da sala de leitura em conjunto com os professores de Língua Portuguesa e alunos dos 6º aos 9º anos se uniram para realizar um momento voltado para a formação literária, onde os alunos puderam expressar sentimentos e emoções ao criar suas próprias poesias.
                        Com este objetivo reuniram-se todos no pátio da escola onde foram declamadas poesias de autores consagrados na literatura brasileira e poesias criadas pelos alunos.
                        Neste evento contamos com o interesse criativo e participativo dos alunos.
                                     









 





Oficina “Leitura de Livros de Imagens” começou a acontecer quando as professoras Scheila – PCP Ensino Fundamental e Silvana – PC Sala de Leitura conversaram sobre a importância de um efetivo trabalho focado no gosto pela leitura dos alunos. Após discussão com o conjunto dos professores a oficina teve início no dia 20/02/2013, O livro de imagem é fascinante. Ele permite o leitor utilizar sua visão e percepção para criar uma história que é individual, mas em uma roda de leitura se torna uma (e ao mesmo tempo múltipla), permitindo momentos de bate papo, troca de experiências, afloramento de hipóteses e demonstrações de conhecimentos tendo sempre como pano de fundo o uso da imaginação. A ilustração e o projeto gráfico possuem um papel importante nesse processo. A criança que tem a oportunidade de fazer a leitura de um livro de imagem o faz com maestria. Muitas vezes as próprias crianças apontam pontos existentes na história que o mediador não havia percebido. Detalhes muitas vezes pequenos para um adulto, mas não aos olhos delas, pois irão desencadear o ponto de partida para o reconto das imagens. O mediador nesse processo é um mero integrante da roda de leitura, procurando estar atento à diferença conceitual entre “intervir” e “interferir”. O adulto deve intervir o mínimo possível, e quando o fizer que seja de forma a contribuir com a construção da criança. Interferir nunca. Nesta oficina os alunos não só adquirem o gosto pela leitura como também aprendem a recontar histórias e a desenvolver a habilidade de escrita.
 

A
TIVIDADES     -     SALA DE LEITURA

 Dando início às atividades na sala de Leitura 2.013 da “E.E. Vicente Luís Grosso” da cidade de São Pedro – SP, as professoras coordenadoras Silvana Maria Pollo Svazzatte e Ângela Regina Bragagnolo Oliveira realizaram nos meses de fevereiro e março atividades diversificadas com alunos dos 6º anos do Ensino Fundamental – Ciclo II ao 3º ano do Ensino Médio, visando aperfeiçoar e valorizar os alunos através das linguagens artísticas, literárias e históricas, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, enfocando o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário