Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Alunos de todo o estado vão às provas do SARESP

Quase 2,5 milhões de estudantes, do 3º ao 9 º anos do EF e da 3ª série do EM, fizeram provas de Língua Portuguesa, Redação e Matemática nesta quarta-feira (17/11);

Provas de hoje serão de Redação, Matemática, Ciências e Ciências da Natureza.
O primeiro dia de provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) foi marcado pela tranquilidade: quase 2,5 milhões de alunos das escolas estaduais, municipais e particulares participaram da primeira rodada de atividades nesta quarta-feira (17/11). As provas foram aplicadas em 8.886 escolas, envolvendo aproximadamente 78.270 turmas. Pela primeira vez a logística e aplicação do exame ficaram a cargo da Vunesp - Organizadora de Concursos Públicos e Vestibulares da UNESP, Universidade Estadual de São Paulo. Todos os alunos – do 3º ao 9 º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio – fizeram provas de Língua Portuguesa. Os do 5º ano do EF tiveram teste de Redação e, os alunos dos 7º e 9º anos do EF e da 3ª série do EM também realizaram provas de Matemática.

Das 71.355 turmas previstas para aplicação no período diurno, 37.116 (52%) já têm seus dados registrados no Sistema Integrado do Saresp on line (SIS) – ferramenta estruturada para o acompanhamento e controle da aplicação. A partir desses dados foi possível produzir um balanço parcial que demonstra a expressiva participação dos alunos no primeiro dia, nos períodos da manhã e tarde.

Quinta-feira
Hoje, segundo dia de provas, alunos dos 3º e 5º anos do EF fazem prova de Matemática; os dos 7º e 9º anos do EF terão teste de Ciências e Redação e os alunos da 3ª série do EM, além da Redação, fazem prova de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química). Também será realizada a aplicação da prova de questões abertas de Matemática destinada a uma amostra de alunos dos 5º, 7º, 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. As provas serão realizadas nos três períodos (manhã, tarde e noite), no horário de início regular das aulas, com tempo de duração de 3h00. Para alunos com baixa ou nenhuma visão foram impressas provas em braile e ampliadas.
Todas as 5.054 escolas estaduais que oferecem ensino regular nos anos/séries avaliados, além de 117 escolas técnicas estaduais administradas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 3.469 escolas municipais e 255 escolas particulares estão participando do exame.

Sobre o Saresp
Maior avaliação do Ensino Fundamental e Médio do Estado de São Paulo, o Saresp está sendo realizado neste ano em duas datas: 17 e 18 de novembro. Os resultados do exame são utilizados como indicadores de desempenho utilizados para cálculo do IDESP – Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo. No IDESP, são explicitados índices para cada um dos níveis de ensino, por escola, a partir dos quais se definem as metas para o ano seguinte. A partir destes indicadores, os gestores municipais podem estabelecer programas de incentivo à melhoria da qualidade de suas escolas pautados nos resultados de desempenho dos alunos, como o Bônus por Resultados, implementado pelo Governo do Estado.


Fonte: http://www.educacao.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário