Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dia do diretor

18 de outubro é o Dia do Diretor de Escola*. O educador - administrador, o administrador – educador. Aquele que dirige, que dá a direção ao processo pedagógico da escola. O educador sob cujo carisma e inspiração até escolas inviáveis se viabilizam. O administrador que não contrata, não demite nem avalia os seus colaboradores mas que, mesmo assim, consegue administrar. Administra sem mandar.

O administrador que enfrenta desafios, muitas vezes, superiores aos de pequenas e médias empresas, sem as condições que essas empresas oferecem aos seus administradores. Sem os instrumentos administrativos e a necessária valorização salarial.

O educador que gasta grande parte do seu tempo cuidando de burocracia, merenda, disciplina, consertos e conflitos, e que, mesmo assim, ainda tem energia para cuidar do mais importante na escola: o projeto pedagógico, a aprendizagem dos alunos.

O educador em torno do qual gravitam os problemas e as soluções das escolas públicas, do banheiro limpo ao astral da equipe, passando pelo horário respeitado.

O administrador que com tão pouco ainda é capaz de conseguir muito.

O educador – administrador que é, nesse sistema desorganizado, um virtuoso da sedução e um gênio da administração.

O administrador que dá à escola a sua cara; o educador que vai em frente, mesmo sem ter com quem contar. Parabéns, colega. Conte conosco! A nossa homenagem a todos os Diretores de Escola, ativos e aposentados, da rede pública estadual do Estado de São Paulo.

* A Lei Estadual n.º 10.927/2001 instituiu o dia 18 de outubro como o Dia do Diretor de Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário