Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Uso do boné e suas implicações para a saúde e para a vida.

O uso excessivo de bonés prejudica a raiz dos cabelos enfraquecendo -as, além de aumentar a transpiração e levar a queda de cabelo. O pior é que a seborréia excessiva causada pelo boné também pode entupir o bulbo piloso (que é de onde nascem os fios que caem), impedindo assim o crescimento de novos fios quando uns caem!!!
O que é mito no mundo dos cabelos? O médico Luciano Barsanti escreveu o livro "Dr. Cabelo" para tirar as dúvidas do público leigo sobre a saúde dos fios. Como presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia, o autor aborda as principais descobertas da ciência no combate à perda de cabelo, além de alertar sobre problemas com alisamentos e tingimentos.
Bonés, bandanas, elásticos e tiaras podem causar calvície?
Verdade. Os bonés aumentam a oleosidade e só devem ser usados como proteção ao sol. Prender o cabelo com elásticos e tiaras leva a um processo muitas vezes irreversível de queda, chamado de alopecia cosmética de tração, pois provocam o arrancamento dos fios.

Caspa e seborreia causam a queda dos cabelos?
Os apliques ou alongamentos são prejudiciais.
Verdade. Apliques ou alongamentos de longa permanência são contraindicados. O peso do cabelo adicionado, seja qual for a técnica utilizada, provoca tração e arrancamento dos fios de forma muitas vezes irreversível.
Dreads podem provocar calvície?
Verdade. Sim, pelo processo de tração dos fios e pela facilidade de contaminação do couro cabeludo por fungos (micoses) e bactérias (infecções) decorrentes da falta de lavagem da cabeça.
Verdade. A quase totalidade de pacientes com queixa de quedos cabelos apresenta a caspa e a seborreia como fatores causais primários ou coadjuvantes.

POLÊMICA DA PROIBIÇÃO AO USO DE BONÉS.
A resolução nº 1.074, publicada ontem no "Diário Oficial" do município do Rio, contém normas e punições para os alunos das escolas públicas municipais. Além da proibição do boné ou chapéu similar em qualquer dependência das escolas, fica vetado o uso de objetos com conotação sexual -caso das pulseiras coloridas interpretadas como estímulo à troca de carícias- e de objetos eletrônicos, como celulares e aparelhos de MP3, estes nas salas de aula.

Caso se negue a cumprir as regras, o aluno poderá ser advertido verbalmente, e, em caso de reincidência, as penalidades incluem a possibilidade de suspensão, transferência de turma, de escola e encaminhamento ao Conselho Tutelar.

Segundo a secretária de Educação do município, Cláudia Costin, a medida foi necessária para dar mais autoridade aos professores. "A partir do regimento, o aluno não poderá contestar a falta de uma lei interna para a proibição do boné. É uma convenção social a retirada de qualquer chapéu em ambiente fechado, mas expandimos para a escola toda porque não faz parte do uniforme."

Nenhum comentário:

Postar um comentário