Total de visualizações de página

sábado, 3 de novembro de 2012

Projeto São Pedro é uma aventura!

Atividades em classe e extra classe com objetivo de despertar em nossos educandos um maior conhecimento e valorização de nossa região, como polo turistico de aventura, valorização e respeito a natureza.Este projeto faz parte do Proemi em parceria com o Mec.










 
SÃO PEDRO É UMA AVENTURA

 

                Na vida moderna  o esporte ocupa um lugar de grande importância, pois através dele o homem adestra seu corpo, elucida seu espírito e purifica seu caráter. O esporte tornou-se um dos fenômenos sócio-culturais do mundo moderno, e o crescente interesse da mídia bem como a quantidade cada vez maior de praticantes que buscam qualidade de vida atestam essa afirmação. E é o esporte de aventura que mais tem atraído adeptos, pois a necessidade do reencontro do homem moderno com a natureza é cada vez maior.

 

                Com suas belas formações geográficas, a Estância Turística de São Pedro tem servido de palco e atraído diversos adeptos do “Turismo de Aventura”, popularmente chamado de Esportes Radicais, para a prática de balonismo, asa delta, paraglider, canyoning, motocross, rally, arvorismo, cavalgadas, trekking, tirolesa, e outros.

 

                E foi com o olhar voltado para essa prática esportiva que a Escola Estadual “Vicente Luís Grosso”, sob a coordenação do Professor Sandro Barbosa, criou o Projeto “São Pedro é uma aventura” que visa que os educandos estabeleçam uma relação entre educação física e os esportes de aventura, reconheçam a sua importância enquanto atividade física e como gerador de renda, descubram as motivações que implementam essa área esportiva na valorização do meio ambiente e das belezas geográficas desse município.
                              Como parte desse Projeto foi realizada dia 01/11/2012, uma atividade prática envolvendo 38 alunos das 1ºs anos A e B do Ensino Médio. Os alunos foram acompanhados pelos Professores Sandro Barbosa e Leonardo Lenon e pelos voluntários Rodrigo Galera, da Agência de Turismo Receptivo Galera Ecoturismo, e o ex-aluno Alan Ribeiro. A atividade teve início às 7h e 30min. , quando o grupo dirigiu-se à  Serra de São Pedro, através de uma trilha próxima à Gruta dos Anões, até a rampa de voo livre . Durante o trajeto foram passadas, para os alunos, informações sobre as características geográficas da região, tipos de vegetação e fauna. Rodrigo Galera expôs sobre o turismo receptivo na região. Chegando à rampa, o grupo foi  recepcionado pelo instrutor de voo  livre Anderson Gomes da Costa, da Escola de Voo Livre Barlavento Sul, e seu aluno José Moura Leal. Anderson fez uma palestra ao ar livre sobre a modalidade esportiva Voo Livre, a história, os equipamentos necessários, o funcionamento do parapente, as competições, etc. Os alunos puderam tirar suas dúvidas e conhecer de perto os equipamentos de vôo. No final da atividade, o aluno de voo livre José Moura Leal fez uma demonstração e o Instrutor Anderson Gomes da Costa presenteou o Professor Leonardo Lenon com um voo duplo, encerrando-se, assim, a atividade.  A equipe agradece aos parceiros do Projeto e à Prefeitura da Estância de São Pedro por ceder o transporte.

               

               

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário