Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

HOMENAGEM AO DIA DOS PROFESSORES


 
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem de educar as pessoas para serem" águias" e não apenas "galinhas". Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. ( Paulo Freire).

Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos"

Curiosidade:No dia 15 de outubro de 1827, Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. "Todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.
Já se passaram quase 200 anos e fica o sentimento de que o decreto ainda não foi cumprido na sua totalidade no Brasil.

2012 – 15 DE OUTUBRO - Dia dos Professores
Prof. Oldack Chaves – Dirigente de Ensino – Região de Piracicaba

No dia 15 de outubro, comemoramos o Dia dos Professores. Todos os anos, com maior ênfase nesta data, redobramos nossa atenção para este profissional essencial em nossa sociedade. Como Dirigente de Ensino da Região de Piracicaba, mas também como professor, dirijo-me hoje a vocês, professores, num exercício de reflexão.
Pablo Neruda, em um de seus registros afirma que “escrever é fácil. Você começa com uma maiúscula e termina com um ponto final. No meio, coloca ideias”. Poderia acrescentar, neste fragmento, que escrever pode até ser fácil, mas escrever para professores é muito difícil, pois estes representam a criticidade, a inquietude, são os eternos pesquisadores e muito mais.
Para ser professor é preciso ter visão de mundo e continuamente considerar a humanização da sociedade, pois, querendo, será um transformador social e, ao se unir com seus colegas de profissão, poderá alcançar muito mais.
Os anos passam e, com as experiências vividas, os professores ensinam e aprendem todo semestre, todo bimestre, enfim, todos os dias, ano após ano, inventando e reinventando, buscando fazer o melhor para cada grupo de alunos e para cada escola em que atuam.
Aprender a lidar com as frustrações, interagir com a diversidade de ideias e o pluralismo de atitudes, viver os limites e as possibilidade de estar com os outros – eis o trabalho dos professores, em que a interação, a troca de experiências e os desafios cotidianos permitem a construção, a reconstrução e a socialização do conhecimento historicamente constituído.
A memória vai guardando e filtrando as cenas vivenciadas, no interior da sala de aula e, com o olhar de professores, tornam-se cúmplices do desenvolvimento cognitivo, planejado pela escola.
A simplicidade formal do contexto, transformando sujeitos em seres humanos melhores, com mais conhecimento, mais humanidade, vai contracenando diariamente com crianças, adolescentes e jovens, pais, colegas de profissão, “afinando e desafinando”, somando valores, compromisso e ética.
O diálogo amplia-se continuamente e barreiras vão sendo rompidas, permitindo uma convivência mais salutar para o ambiente escolar. Processo este que não se esgota.
Enfim, mais um 15 de outubro – Dia dos Professores – que deve ser comemorado, com otimismo, com o compromisso revisado a cada oportunidade. Parabéns pelo nosso dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário