Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Alunos investigam as origens do mundo em aula de Filosofia

Alunos investigam as origens do mundo em aula de Filosofia

Os alunos dos 1os. anos do Ensino Médio, tiveram a oportunidade de repetir o processo de investigação dos primeiros filósofos, através de uma atividade realizada na praça em frente à escola, o que ocorreu durante as aulas de Filosofia com Profº Marcos Di Aquino.
Os filósofos Pré-socráticos foram os primeiros a buscar uma explicação racional para a realidade, abandonando a mitologia e pautando suas teorias na observação, pesquisa e reflexão.
Durante a atividade, formada por quatro etapas (aula expositiva, investigação na praça, debate e atividade escrita), os alunos tinham como objetivo refazer essa observação filosófica da natureza, tentando provar a veracidade da teoria de um dos Pré-socráticos, como por exemplo Tales de Mileto que postulava “a origem do mundo é a água, porque tudo tem água.” levando os alunos que o escolheram a investigar a presença ou não da água em diversas coisas como plantas, terra, ar, animais, pedras, etc
Coube a cada aluno anotar os resultados de sua observação, para nas aulas participar de um debate, onde cada grupo tentou provar que o seu filósofo é o que se aproximou mais da verdade sobre o elemento original. Com isso os alunos começam a perceber que, graças a esses filósofos que viveram há mais de 2700 anos atrás, surgiram diversos conhecimentos indispensáveis à nossa vida atual como a matemática, a ciência, a astronomia, a física, a química, a medicina entre outros.
O debate foi bastante animado, com o levantamento de questões originais e a formulação de respostas criativas pelos alunos que se envolveram intensamente nas discussões, com a já famosa “contagem” de tempo para cada grupo apresentar sua defesa da teoria do filósofo, utilizando reflexão, senso-crítico, argumentação e aprendendo lições importantes como o respeito às opiniões diferentes, o saber ouvir e a apresentar suas idéias de forma clara, convincente e organizada.

Professor Marcos Di Aquino






Nenhum comentário:

Postar um comentário