Total de visualizações de página

domingo, 19 de setembro de 2010

ALIENAÇÃO PARENTAL Texto da Gazeta de Piracicaba publicado em 16/09/2010

Varuna Viotti Victoria
A separação de um casal é sempre difícil para os filhos. Todo filho quer ver pai e mãe sob o mesmo teto, mas nem sempre essa é a melhor opção para o casal.
Casamento nem sempre é para sempre mas filhos são. Quando um casal se separa, esse é o primeiro aspecto a ser considerado. A união está sendo desfeita, mas ambos serão para sempre pais daqueles filhos. A separação, apesar de difícil não tem que se tornar um trauma na vida de filhos mas, dependendo da forma como é feita acaba se tornando um sério problema com consequências graves e que podem lesar os filhos emocionalmente para o resto de suas vidas.
É comum que casais imaturos façam esse rompimento da pior forma possível. A disputa pelo amor dos filhos acaba virando uma arma perigosa. Filhos têm o direito de continuarem amando pai e mãe como sempre amaram e, qualquer influência de um dos pais em sentido contrário gera sentimentos , que prejudicam e muito o bem estar e desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Muitos pais usam os filhos como armas para obter uma pensão melhor, para extravasarem suas frustrações ou simplesmente para punir o antigo parceiro. Geralmente, a guarda fica com a mãe e se ela não souber exercer o seu papel adequadamente nesse momento, essa guarda pode se tornar um meio de punição para o pai mas também uma forma imoral de influenciar negativamente os filhos.
O índice de pais que influenciam negativamente os filhos em relação ao ex-parceiro é tão alto que, em agosto foi sancionada a lei de alienação parental que pune os pais que falarem mal um do outro, influenciando negativamente os filhos em relação ao ex parceiro. A punição vai desde advertência até a perda da guarda ou proibição de visitas.
Alienação parental é o ato de indispor filhos contra pai ou mãe, fazendo com que a criança ou o adolescente crie imagem negativa dos mesmos.
O que a alienação parental traz como conseqüências para os filhos?
A criança sente-se culpada pela separação e também por continuar amando o pai e a mãe como sempre amou. Quando um dos dois fala mal do outro isso gera ansiedade e filhos se vêem na obrigação de escolher um dos dois para gostar mais a partir da separação do casal. Geralmente o que acaba acontecendo é que a criança passa a não querer mais ver ou estar com quem não mora mais em sua casa, na maioria das vezes, o pai.
Pais precisam entender que a briga, os motivos da separação são apenas deles e não é justo envolver os filhos nessa situação. È preciso que o casal deixe claro que, os filhos podem e devem continuar gostando dos dois na mesma dimensão e, que os pais também continuam amando-os da mesma forma.
Se possível, deve-se manter a rotina dos filhos sem grandes alterações e isso implica que, quem não mora mais na casa, deveria estar o mais próximo possível deles..
Filhos que sofrem com alienação parental crescem inseguros, com grande possibilidade de terem dificuldades em relacionamentos futuros e com dificuldade em confiar nas pessoas pois aprendem que os pais não confiam um no outro.
Varuna Viotti Victoria pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário